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quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Sala de aula democrática

Introdução
Este trabalho consiste num relatório de estágio oferecido como trabalho final para a disciplina EP-378B (Ensino e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, ministrada pela Professora Doutora Marcia Malavazi em 2016 e o auxiliar de sala Robson. 
Buscamos acompanhar uma sala de aula de 4º ano de uma Escola Estadual em Campinas, localizada num bairro de perfil socioeconômico baixo de região urbanizada, próximo a centros comerciais, shoppings e prédios da cidade. As ruas são pacíficas para os moradores, entretanto, os visitantes mantém-se atentos, como se entrassem numa zona de risco. A mudança de um ambiente social de costume dos visitantes para este novo lugar, relacionado à violência, justifica a sensação de desconforto .
Nas salas de aula foi observada a indisciplina dos alunos por não quererem cumprir as regras impostas pela professora. Este relatório busca explicar esse comportamento inadequado dos alunos, que não são os tipos obediente e respeitoso que a professora esperava, e as intervenções em sala de aula para colaborar com a disciplina dos alunos, que só foi possível adotando medidas democráticas dentro da sala de aula e mudando a concepção sobre o aluno, regras e a própria disciplina, tanto por parte da professora como dos alunos.

Considerações iniciais
A saber, o escopo pelo qual este trabalho avalia a escola consolida-se na perspectiva de incentivo à cidadania na educação. Por tratar-se de um eixo transversal entendemos que ele acontece de forma transdisciplinar e corrobora com as Leis de Diretrizes de Base da Educação Nacional para a formação do cidadão:

Art. 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996).

As quais somam-se aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, prescrevendo o seguinte: “a formação escolar é o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício pleno da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos” (BRASIL, p.4, 2013), e logo em seguida explicita que “A Educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças” (BRASIL, p.4, 2013). Lembrando que o conceito de cidadania está sempre acompanhado da dignidade, sendo sua realização possível visando a educação referida nos documentos nacionais citados anteriormente.
Portanto, antes de ser um espaço de conteúdos, a escola é composta por relações de conhecimento com o mundo (CHARLOT, 2000), gerando sensações ao conhecer que são experimentadas pelos alunos e todos os segmentos da escola. Ao estabelecer uma relação com um objeto, o sujeito está imbrincado numa aprendizagem que lhe diz respeito uma vez que são seus sentidos, e não outros, voltados ao processo de conhecer esse objeto, gerando, assim, estruturas que passam por processos de assimilação e acomodação, formando o pensamento (LIMA, 1984; PIAGET, 2011). É a partir desta perspectiva que consideramos a diversidade: partindo de um corpo perceptivo sujeito às interações que, de formas muito particulares, constroem a personalidade e constituem o pensamento do indivíduo. Consequentemente, também elaboram estratégias de resolução de conflitos, moralidade, reflexão, criticidade e cidadania.
Não é pensado aqui que a educação para a cidadania, essencial para o exercício da democracia, seja desenvolvida sem pensar esses pressupostos teóricos construtivistas já muito arraigados na educação brasileira, mesmo na construção das políticas educacionais.

Análise do Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico da escola (PP) está construído de acordo com as asserções positivadas em lei, tendo em vista, em resumo, construir um bom ambiente de convívio para que os educandos possam desenvolver-se integralmente no ambiente escolar:

É papel da Equipe Gestora coordenar o processo de democratização e participação nas decisões da escola e garantir as condições necessárias para que isto ocorra dentro dos limites de sua atuação. Também temos ciência de que o papel da escola atualmente é o de formar seres capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual se possa viver com dignidade. Diante disso faz-se necessário proporcionar ao aluno formação e informação para o exercício da plena cidadania (PP, 2015).

Seguindo esta mesma intenção, os objetivos gerais do ciclo II abarcam a cidadania como fim, como explícito em: “(...) consideramos que todos os conhecimentos são inerentes a vida cotidiana, de forma que os alunos apropriem-se destes conhecimentos para que possam exercer plenamente sua cidadania.” (PP, 2015). Como este trabalho retrata a realidade de uma sala de aula de 4º ano, faz-se necessário explicitar os objetivos que se interessam pela educação cidadã.
A cidadania é um fim, tendo em vista que requer o amadurecimento das funções do pensamento da criança e criação de estruturas adequadas para a resolução de conflitos tendo em vista o reconhecimento da diversidade, o respeito, desenvolvimento da autoestima, formação de uma consciência de valores, a construção do conceito de justiça, sendo que todas essas numerações só são possíveis com a equilibração das estruturas do pensamento, segundo Piaget (2011). Ou seja, o exercício da cidadania exige um processo de formação da consciência cidadã que não será adquirido sem desequilíbrios, conflitos, choques ou isolamento da criança de outros indivíduos semelhantes a ela.
A justiça, a autoestima, o respeito, a empatia, o compromisso e a criação de valores são fins de um processo educativo, não meios desse processo; existem estágios do desenvolvimento para a construção desses fins, os quais supõem uso desses fins, mas eles não são ferramentas a serem utilizadas ora ou outra, são interiorizações do indivíduo, assimiladas e acomodadas em estruturas do pensamento e são partes integrante do indivíduo. Depois de interiorizadas (de completado os objetivos da educação) é que o educando pode utilizá-las como recursos-meio em suas convivências. Com isso, pretendemos enunciar que vias o PP deveria recorrer para implementar parte de sua proposta na escola: o exercício da cidadania.

As experiências na sala de aula
O primeiro dia em sala de aula não foi na turma onde despendi maior parte do tempo de observação, foi numa turma do 1º ano com 26 alunos, da mesma escola. Na aula de leitura as crianças eram efetivamente dinâmicas, escandalosas e desrespeitosas. Não e nenhum exagero categorizar o estado da sala como caótico. A professora (nova na escola) levou mais de meia hora para acalmar os ânimos das crianças, recorrendo inicialmente a palavras de gentilezas, seguidas de ordens e por fim berros. Esgotados seus recursos, as crianças continuaram a se divertir (ou tentar não se entediar), reduzindo o barulho e a dispersão quando suas energias encontravam-se mais estáveis. O problema maior, depois dessa quase uma hora pedindo silencia e atenção aos alunos, foram alunos específicos na sala de aula que não se incomodavam por serem repreendidos, jogavam objetos nos colegas e riam da professora. Parecia um ambiente inóspito para qualquer tipo de ensino ou aprendizagens voltadas para o currículo escolar e seus eixos transversais.
Foi somente com a chegada da professora titular que as crianças se comportaram. A bagunça parou e a ordem foi instaurada tão rapidamente que invadiria qualquer um de curiosidade – por que as crianças passaram a ficar em silêncio só agora?
Foi com este questionamento e com a inteção de trabalhar a moralidade na sala de aula que o relato segue para a turma de 4º ano  com 25 alunos. Na nova turma não foi percebido tanta desobediência (com todas as ressalvas necessárias à palavra), apenas um descompromisso com as atividades. Estar na sala de aula parecia um fardo para os alunos. A professora precisava impor-se demais para corrigir o comportamento em sala de aula e fazê-los cumprir as tarefas exigidas.





Intervenções
Pensando na boa convivência em sala de aula e com leituras prévias sobre salas de aulas construtivistas – corrente pedagógica em que encontramos o tema moralidade e o desenvolvimento moral evidentes – foi pensado juntamente com a professora responsável uma forma de questionar os alunos que os fizessem falar sobre suas impressões da sala de aula.
Inicialmente foram elaboradas as seguintes perguntas:
1 – Você acha sua sala de aula indisciplinada ?
2 – Você acha que contribui para a indisciplina da sala de aula? Como?
3 – Como você acha que a sala pode tornar-se mais disciplinada?
4 – Você acha que consegue contribuir para a disciplina da sua sala de                       aula? Como?

Junto com a professora foi discutido como seria melhor agir e decidimos resumir o questionário à pergunta 4. Também decidimos trabalhá-la em grupos e que seria precedida de uma mesa-redonda sobre o comportamento em sala de aula.
Reservamos um dia inteiro para introduzir os alunos à ideia de que a sala de aula pode ser um ambiente agradável para todos. A mesa-redonda iniciou-se com um levantamento das percepções dos alunos sobre o espaço da sala de aula; foi perguntado aos alunos como eles completariam a seguinte frase: vejo que minha sala de aula é _______. O espaço em branco foi completado com as seguintes palavras: desrespeitosa, chata, falante, briguenta frescurenta, cheia de bullying, entre outras contemplando a perspectiva negativa que as crianças possuem de sua sala de aula.
Em seguida foi perguntado que valores elas consideravam importantes para solucionar os inconvenientes da sala de aula. Foram listados quatro: respeito, educação, compromisso e bom comportamento. Educação foi evidentemente o valor com mais repercussão na sala de aula. Também foi perguntado quantos acreditavam que a sala de aula podia se transformar num espaço onde esses valores aconteciam.. Dos 25 alunos, apenas 1 (considerado indisciplinado pela professora) acreditava na impossibilidade dessa mudança.
Os alunos também sugeriam formas de melhorar a sala de aula, entre elas estão: fazer atividades fora da sala de aula, aumentar o tempo do intervalo, sair mais cedo da escola, a professora tornar os conteúdos mais interessantes. Vale informar que também perguntamos se os alunos gostariam de estar na escola, quando iniciamos a mesa-redonda. A maioria dos alunos (mais ou menos metade da sala) não gostariam de estar na escola.
A pergunta final, que encaminhou os trabalhos em grupos, consistiu em: como tornamos a sala de aula um lugar agradável para todos? Dessa vez foi reservado um tempo maior para a elaboração das propostas em cartolina. Esta proposta mostrou-se difícil para os alunos: eles perguntavam pela resposta certa e pediam para explicar a proposta diversas vezes. Parecia custoso ter de pensar em algo que poderia ser respondido de uma forma tão livre. Tornar a sala de aula agradável não foi uma tarefa fácil pois não requeria uma resposta certa, e quando isto era informado a eles a confusão aumentava. Ao dizermos “A resposta estará certa quando todo o grupo concordar com ela” só contribuía para fazer a tarefa algo mais difícil.
        Nos trabalhos com as cartolinas as crianças reviram seus comportamentos, mencionando que algumas atitudes bem comuns na sala de aula, como gritar, podem não ser bem vindas ao convívio cotidiano. Alguns grupos propuseram a opção de levantar a mão para responder as perguntas, apesar de esta já ser uma estratégia adotada pela professora, que agora parte da iniciativa dos alunos em usá-la. Outras ações, tais como, não incomodar o colega, não conversar muito ou não xingar foram reconhecidas como ações necessárias para uma sala agradável. 

Justificativas e bases teóricas das intervenções
Justifica-se a intervenção nesta escola e com a proposta acima mencionada pelo desconforto da professora e dos alunos com a sala de aula, gerando um ambiente inapropriado para ser chamado de espaço de ensino, visto que o que predominava eram os conflitos entre os alunos e entre alunos e professor. Como mencionado anteriormente, o objetivo foi criar um ambiente confortável para todos os envolvidos no processos educativo, por este motivo, seguimos com as bases teóricas que direcionaram as atividades e as ações de intervenção pedagógica.
Os estudos sobre o surgimento da moralidade de Piaget foram muito utilizados. Os estágio de morais do homem de Piaget ajudaram a compreender como o comportamento da sala mostrava-se naquele momento e como poderia vir a demonstrar a reciprocidade, solidariedade e respeito mútuo. As leituras de Vinha (2000) sobre Piaget sempre ressaltam que a moralidade é “resultante das relações estabelecidas pelo sujeito com esses ambientes” (p.41, 2000). Logo, a preparação do ambiente que favoreça a construção dos próprios valores é essencial.
A moralidade pode ser traduzida em como eu devo agir perante o outro; está implícita a ideia de julgamento e de que a avaliação e aprovação que o outro faz de mim é decisiva para a criação do juízo moral. São esses juízos que levam o sujeito a obedecer as regras, é assim que se cria um amor e medo pelas regras, surgindo daí, também, um respeito. Segundo Vinha (2000), o cumprimento às regras acontece inicialmente pelo respeito que nutrimos por alguém que cria essas regras (como acontece com as crianças em estado de heteronomia, geralmente entre 2–6 anos, as quais apenas obedecem as regras sem compreender sua necessidade). O respeito é compreendido aqui como um conjunto de afetos que a criança nutre por um adulto (uma autoridade) e o temor que possui por esse mesmo adulto (que pode muito bem ser, também, o medo de perder o amor desta autoridade). O excesso de amor dedicado à criança pode vir a preservar a anomia da criança (não existem regras a serem cumpridas) e a percepção constante do medo à um adulto pela criança não desenvolve sua autonomia, sendo levada a permanecer num estado de heteronomia.
O que se buscou nesta experiência de estágio foi justamente desenvolver a autonomia de uma sala de aula: um estado de criação e compreensão de regras, bem como a capacidade de discuti-las com outras pessoas que estão sujeitas a mesma regra e compreender a necessidade dessa regra (e se ela é necessária).

Referências bibliográficas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
DRABACH, Nadia Pedrotti. As formas de provimento à função de diretor escolar no Brasil a partir da reforma do estado de 1995. Disponível em: . Acesso em: 25/04/2016.
LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget: (uma teoria da educação). São Paulo, SP: Summus Editorial, 1984.
LOPES, Natalia Francisca Mezzari. O Diretor no processo de democratização da escola pública. IX ANPED Sul – Seminário em educação da Região do Sul, 2012.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de psicologia. 25. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2011.
VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. São Paulo, SP; Campinas, SP: FAPESP: Mercado de Letras, 2000.

Charge de Humberto Pessoa: Retirada de: . Acesso em: 21/12/2017.

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